A Regularização de Imóveis é o processo ou conjunto de processos necessários para que o seu proprietário possua ao seu final segurança jurídica e física, valorização perante o mercado e tranquilidade por estar com a sua documentação e estado fático de acordo com a legislação.
Em primeiro lugar, Regularizar um Imóvel é importante porque você garante que ele estará de acordo com o que a lei exige.
Por exemplo, para você vender um imóvel da forma correta, precisa que ele esteja registrado em um Registro de Imóveis. Além disso, essa matrícula precisa estar de acordo com a realidade, com registro da área certa, da construção se houver etc.
Outro ponto que podemos citar sobre a importância de regularizar um imóvel é de que você evita que outras pessoas o tomem para si. Isso porque, em alguns casos, essa falta de regularização acaba sendo uma grande deixa para pessoas mal intencionadas, que se nada for feito, podem tirar o imóvel de você.
Além disso, você sabia que também pode perder boas oportunidades de negócios ou não conseguir fazer um financiamento em virtude disso?
Não é possível prever um prazo para a Regularização de um Imóvel. Tudo vai depender do que há para ser regularizado. Se há necessidade de envolvimento judicial, se é apenas questões administrativas, registrada e por aí vai. Apenas com a consulta de um profissional especializado você poderá ter uma ideia do que há para ser regularizado e o prazo estimado para isso.
Um imóvel irregular pode trazer consequências negativas e levar à perda da propriedade. É preciso manter a documentação em dia, pagar os impostos dentro do prazo e não ser alvo de ações judiciais decorrentes de dívidas para garantir a legalidade de um contrato de compra e venda.
Veja a seguir os principais motivos para regularizar o seu imóvel:
-Aumenta a valorização;
-Evita multas;
-Reduz o IPTU;
-Melhora a segurança; e
-Facilita a venda.